As melhores postagens

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como escolher a melhor coleira para seu cãozinho

Atualmente o mercado oferece uma infinidade de coleiras e guias, são os mais variados tipos e modelos. As coleiras inclusive já deixaram de ser apenas um item do passeio e se tornaram um acessório de moda pet. Mas o grande dilema na hora da compra da coleira é: Qual de fato é a melhor para o meu cachorro?

Alguns especialistas dizem que a melhor coleira é aquela que seja confortável e segura para seu animal e sem dúvidas concordamos, mas o conforto e segurança do tutor na hora do passeio também devem ser levados em questão na hora de comprar a coleira e guia para o peludo.



Antes de escolher a coleira, deve-se levar em conta a personalidade do cão e o local onde ele vai passear rotineiramente. Por exemplo, um cão de pequeno porte que passeia somente no quarteirão de seu bairro nunca vai utilizar o mesmo modelo de coleira de um cão de grande porte que passeia no parque público da cidade rodeado de crianças, bicicletas e outros cães. Assim como um cão que pula muito e puxa demais a guia, não pode ficar tão solto como um animal mais tranquilo que mesmo tomando distância do dono respeitará seu comando.

Ninguém é melhor para entender o comportamento de seu animal que o próprio tutor. Com certeza muitos estão lendo esse post e se lembrando e identificando com situações que já viveram com seus amigos de quatro patas.

Conhecendo seu pet, é hora de conhecer as coleiras disponíveis no mercado. Não vamos citar marcas aqui, apenas modelos que podem ser encontrados em todos os pet shops. Como via de regra geral, independente do modelo que você escolher, verifique sempre se a fivela da coleira e o gancho da guia são de boa qualidade e proporcionam segurança mesmo no impacto. Se você estiver inseguro quanto a qualidade da coleira, seu pet não aproveitará tão bem o passeio e ainda correrá o risco de fugir.

Coleira Simples (ou colar) - é o tipo mais comum e mais indicado para a maioria das raças, exceto as de cabeça menor e mais fina, pois podem sair da coleira com facilidade. Geralmente fabricadas em couro ou nylon, proporcionam segurança e conforto ao pet. Só não são muito indicadas para cães muito agitados ou que tendem a puxar a guia, pois são difíceis de controlar a cabeça do cachorro. Esse tipo de coleira deve ser colocado com folga de mais ou menos dois dedos e sua largura compatível com o porte do animal.

Coleira Peitoral - esse tipo de coleira é recomendado para raças pequenas, ou animais que façam trabalho de tração. São mais seguras em passeios urbanos e confortáveis para animais magros, mas tornam o controle difícil para animais que puxam a guia, uma vez que o modelo da coleira estimula a tração. Esses modelos geralmente são feitos em nylon ou tecido decorado. Existem inclusive modelos acolchoados e fechados como se fossem uma roupinha para o animal, sendo bastante útil nos dias mais frios, além de se tornarem em um acessório de moda, além de sua utilidade no passeio. As coleiras desse modelo podem inclusive ser vistas em gatos. Claro que ao menos que o bichano seja muito acostumado ao uso da coleira é que ele aceitará passear com uma peitoral e guia, mas, podem ser adaptadas sim e para a espécie é o melhor modelo.

Headcollar (ou coleira de cabeça) - esse tipo é relativamente novo no mercado pet e que traz a promessa de guiar com mais facilidade o animal, uma vez que o controle é feito pela cabeça e focinho do cão. Ela tem sido muito vista, principalmente em cães de grande porte e apesar de parecer incômoda, para o animal é bem confortável e torna o passeio mais tranquilo, inclusive com animais mais agitados e fortes. O controle na guia é muito maior pois não exige força para conduzir o cão. Alguns cães exigem maior paciência para adaptação a este modelo, mas depois de alguns passeios o animal reage bem e o tutor se satisfaz com o resultado. Este modelo é feito em nylon e só não é indicado para raças de focinho curto.

 Enforcador - geralmente vistos em raças mais agressivas e fortes como pitbulls e rottweilers. O objetivo do enforcador é causar um desconforto no animal toda vez que este puxar a guia, mas deve ser usado adequadamente para que o animal não se machuque. São encontrados feitos em nylon, couro ou elos de aço, como uma corrente. Alguns enforcadores possuem limitadores, o que os tornam mais confortáveis para o animal e mais seguros, inclusive para o controle do cão. Ainda existem modelos de enforcadores com ganchos ou grampos, também conhecidos como Carranas. Este não é um modelo indicado, uma vez que os ganchos chegam a machucar o cachorro, podendo deixá-lo mais agressivo ou ainda causar ferimentos muito graves.

Não só as coleiras são muito importantes como a escolha da guia é fundamental. A guia é o que ligará você ao seu animal, dando-lhe o controle e segurança durante o passeio. Existem guias em corda, metal, nylon, couro, enfim. A escolha da guia vai depender sempre da coleira utilizada.

As guias simples, geralmente em corda ou nylon, são as mais comuns. Elas delimitam uma distância entre o animal e o tutor e proporcionam maior controle. Existem ainda guias retráteis, que permitem que o animal tome maior distância durante o passeio. Foram criadas para utilização em cães farejadores, mas atualmente são muito vistas em cachorros pequenos, como da raça poodle, que gostam de tomar a frente do passeio. O único cuidado a se tomar com as guias retráteis é no controle do animal, que deve obedecer ao comando da voz do tutor.

Outro detalhe importante para a coleira do animal é colocar sempre sua identificação de forma segura e fixa. Escolhendo a coleira e a guia, é só sair para curtir o passeio com seu amigão e aproveitar esse momento tão divertido e saudável!

Lembrando que em determinadas épocas, os horários para o passeio também devem ser escolhidos com critério. Confira aqui as dicas para passeios durante o verão.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.