As melhores postagens

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - Intoxicação e Envenenamento

A intoxicação e envenenamento acontecem quando o animalzinho come ou bebe:

-Produtos de limpeza (desinfetante, água sanitária, sabonete, detergente, álcool e etc)
-Alimentos estragados ou impróprios (pão mofado, plantas, carne apodrecida, alimentos além da validade em geral e chocolate)
-Envenenamento (veneno para ratos e insetos)
-Medicamentos (comprimidos ou xaropes de uso humano ou animal em alta quantidade)

Sintomas (pode haver a presença de um ou mais):
Agitação
Sonolência
Salivação em excesso (baba)
Vômitos
Diarréia
Dor abdominal
Dilatação das pupilas
Tremores
Dificuldade respiratória
Hemorragia (pela boca e narinas, ou nas fezes)
Alteração do batimento cardíaco
Coma (em casos extremos)


A maior causa de morte animal são envenenamentos criminosos onde uma porção de veneno (como o chumbinho) é lançada para o animal de forma disfarçada, dentro de bolinhas de carne, salsicha ou pedaços de alimento. Casos como estes são precedidos de reclamação excessiva por parte de vizinhos e pessoas próximas que não gostam do animal e geralmente são feitos quando se sabe que estão sozinhos. Cães de guarda também podem ser alvo de ladrões que os envenenam antes da entrada na casa para o roubo. Ao notar qualquer pessoa estranha se aproximando com frequência do seu portão ou do animal, proteja-o e evite deixá-lo sozinho. A ajuda de um adestrador para educar o animal a não comer nada que não venha de você ou não esteja no local de sua alimentação cotidiana pode ser muito eficaz.

Caso você tenha conhecimento de uma infestação de pragas e ratos em seu bairro, mantenha seu animal em casa e protegido pois ele poderá ter contato com o veneno direcionado a outros animais.

Se mesmo após todos os cuidados acima citados seu animalzinho mesmo assim ingerir algo tóxico, você deve prestar os primeiros socorros imediatamente, procurando saber o que ele ingeriu e realizando o procedimento adequado o mais rápido possível, enquanto leva-o ao veterinário. Caso animal esteja convulsivo, leve-o imediatamente ao veterinário mais próximo para que seja tratado adequadamente.

A ingestão de plantas, medicamentos e alimentos estragados não é nociva ao sistema interno do animal, então o vômito muitas vezes ocorre naturalmente ou pode ser provocado nesse momento, mas não é aconselhado, a menos que você realmente saiba o que o animal ingeriu.

Para provocar o vômito no animal você pode fazê-lo ingerir uma salmoura feita com um copo de água morna e duas colheres de sopa de sal. Você deverá segurar seu animal com a cabeça erguida, deixando o pescoço bem reto e abrir a boca dele para colocar o líquido. Alguns animais tendem a cuspir, ou se agitarem nesses casos, então uma dica é colocar o líquido pelo lado da boca, fechar a boca e assoprar as narinas do animal. Dessa forma ele irá engolir com maior facilidade. Um seringa (sem agulha) pode ajudar na hora de dar o líquido para o animal, direcionando para a garganta, pelo cantinho da boca.

No caso da ingestão de produtos de limpeza, ácidos ou venenos desconhecidos, o vômito não deve ser provocado, pois poderá piorar o quadro clínico do animal. Para esta ocasião, você deve dar ao animal clara de ovo ou uma colher de mel, que formará uma película das paredes dos órgãos e dará maior tempo até chegar no veterinário.

Os primeiros socorros neste caso podem não salvar a vida do animal, apenas aliviar sua dor e sintomas, então, após a administração dos primeiros socorros, leve-o imediatamente ao veterinário para que procedimentos específicos sejam feitos e seu animalzinho seja salvo do envenenamento ou intoxicação.

No vídeo abaixo, os procedimentos são demonstrados, tornando a explicação mais clara.



Lembrete: Este procedimento de primeiros socorros só deve ser feito em seu animal em casos de emergência. Não havendo necessidade, seu animal não precisa ser submetido a eles.

#click pata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.