As melhores postagens

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - cortes e ferimentos

Até mesmo animais que estão dentro de casa podem se machucar e aparecerem com cortes. Ao encontrar o seu animalzinho, ou outro, machucado, você mesmo pode prestar os primeiros socorros de forma muito fácil.

Ao encontrar seu animalzinho machucado, primeiramente estaque o sangramento pressionando o local com um pano limpo ou gaze. O animal pode se sentir desconfortável, então, peça ajuda de outra pessoa para segurar a boca, evitando que ele te morda. Caso você possua, pode fazer o uso de focinheiras também. Se estiver sozinho, procure mantê-lo calmo e manuseá-lo com o máximo de cuidado.

Caso o corte tenha atingido uma artéria ou vaso, o sangramento será mais intenso, o que é chamado de hemorragia. Neste caso, você não conseguirá estancar com o procedimento citado acima. Para isso, mantenha o órgão erguido (o máximo que conseguir, sem causar desconforto ao animal), enrole panos limpos no local e leve-o ao veterinário. Alguns veterinários
aconselham a realização do torniquete. O torniquete é quando utiliza-se um cordão, elástico, barbante ou cadarço, e amarra-o um pouco acima do corte. Pode ser usado nas patas e no rabo, mas não pode ficar pressionando o local por mais de 15 minutos, pois corre o risco de gangrenar o órgão. O Torniquete não deve ser feito sem experiência ou necessidade extrema, é melhor que seu animal seja transportado perdendo um pouco de sangue do que com um torniquete feito sem conhecimento da técnica.

Após conter o sangue (se conseguir), lave o local com água corrente e identifique se não há objetos dentro do corte como gravetos e cacos de vidro.

Se houver algum objeto e estiver encravado muito profundo, leve para que o veterinário faça a remoção. Caso esteja fácil, remova com cuidado e continue a limpar a ferida.

Após a lavagem, faça a assepsia do ferimento com anti-sépticos como Líquido de Dakin ou Água Oxigenada. Na falta desses produtos em casa, não utilize nada.

Proteja o local ferido com gaze ou pano limpo e leve o animal ao veterinário para que termine os procedimentos necessários. Muitas vezes é necessário fechar o corte com pontos, neste caso, alguns cuidados específicos para a recuperação serão instruídos pelo veterinário.

Caso não tenha como levar o animal ao veterinário imediatamente após o corte, mantenha o ferimento protegido para evitar lambidas e o contato com moscas, insetos e bactérias.

Outra forma de evitar que o animal tenha contato com a ferida, é o uso do Colar Elizabetano (foto), popularmente conhecido como "cone". O Colar Elizabetano pode ser facilmente feito em casa, com um pedaço de papelão, cartolina, radiografia ou borracha de E.V.A. Este link ensina de forma prática como fazer.

Alguns casos de queda ou machucado em animais ainda pode causar a hemorragia interna. Neste caso, não há como detectar claramente o caso, a não ser pela palidez das mucosas como gengivas e ao redor dos olhos. Neste caso, leve o animal ao veterinário pois somente ele poderá identificar o local do ferimento interno e tratar adequadamente.

Em casos de fratura (quebra de ossos), o local precisa ser imobilizado. Na falta de uma tala, objetos rígidos como papelão, pedaços de plástico e madeira devem ser colocados acima do curativo e presos com esparadrapo. Dessa forma será mais fácil para transportar o animal para que ele sinta menos dores e incômodo. Em fraturas externas (quando o osso fica exposto fora da pele), não tente reposicionar o membro. Leve o animal protegido, evitando mexer onde está quebrado.

Ao transportá-lo, evite ruas esburacadas e paradas bruscas.

Finalizando o post, lembramos que o mais importante em caso de cortes e ferimentos, é manter o local limpo e protegido. Acompanhe a recuperação e o possível surgimento de inflamações e infecções, e leve ao veterinário sempre que o local não estiver com a aparência adequada.



#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.