As melhores postagens

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Terapia Assistida por Animais

Muitos de nós já conhecemos e vimos em filmes, reportagens e até mesmo em novelas, casos de pessoas onde o convívio com animais fez parte fundamental em sua reabilitação.

Principalmente os cães por serem animais obedientes e de fácil treinamento, participam muito em projetos de terapia, reabilitação de drogas, tratamento de pessoas com necessidades especiais, entre outros tratamentos que nossos amiguinhos peludos se mostram tão solícitos e eficazes.

Por que os animais geram resultados?
Um simples afago no pelo do animal gera endorfina, o que nos dá a sensação de bem-estar e alegria, consequentemente nos auxiliando na recuperação.

É comprovado que pessoas que convivem com animais vivem mais, dormem melhor e apresentam maior resistência à contração de doenças. Isso acontece porque no momento do carinho, o animal absorve seu stress, ajudando com que você "desligue" de suas preocupações, proporcionando maior qualidade de vida e saúde.

Existem projetos onde o adestramento de cães para adoção é feito por pessoas em tratamento de reabilitação das drogas. Esta convivência com o animal lhes proporciona melhor convívio social, auto controle, melhor relação com o tempo, redução de ansiedade e aumento do nível de paciência, além de a experiência proporcionar o amor e carinho do vínculo entre homem e animal.

Animais também podem ajudar crianças a melhorar seu desempenho e rendimento nas escolas. Com atividades de recreação e aprendizado, a criança aumenta sua capacidade de concentração, coordenação motora e relacionamento social em projetos de educação assistida.

Em Campinas, SP a ATEAC é uma importante instituição que trabalha com animais em atividades, terapia e educação assistida. Clique aqui e conheça este lindo trabalho.

Outros animais também podem ser utilizados em terapias como cavalos, coelhos e gatos. Até mesmo o seu pet pode ser um voluntário. Basta que ele seja manso e sociável e você pode obter mais informações em uma Instituição em sua cidade.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.