As melhores postagens

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Castração de animais; um gesto de amor

A Castração é uma cirurgia simples, porém que deve ser realizada apenas por veterinários, que retira o(s) órgão(s) reprodutor(es) dos animais. No caso das fêmeas são retirado útero, trompas e ovários, e no caso dos machos, os testículos.

A recuperação do animal castrado acontece em cerca de uma semana, mas o nível de hormônios (principalmente de machos adultos) podem levar até 21 dias para baixar. Então é normal se seu animalzinho continuar demarcando território alguns dias após a castração.

Animais de rua, ou que já tiveram um histórico nas ruas, devem ser castrados, e apoiamos que nossos parceiros continuem realizando estre trabalho antes de doar os animaizinhos resgatados. Sem a castração, o animal tem maior probabilidade de desenvolver doenças como o câncer, principalmente nas fêmeas que o desenvolve nas mamas e no útero.

Outra importante vantagem na castração é a eliminação da gravidez psicológica. Principalmente as cadelas estão muito sujeitas a desenvolver este tipo de gravidez o que lhes gera carência extrema, seguida de frustração, e muitas vezes o animal chega a entrar em depressão. Além disso, como em uma gravidez normal, durante a psicológica a fêmea também produz leite e seu nível hormonal altera drasticamente, podendo gerar um grande número de doenças posteriores.

Após castrado, o comportamento do animal tende a se estabilizar. É normal que ele fique mais tranquilo e não tenha necessidade de sair para a rua, exceto os cães que devem sim passear com seus donos diariamente, mas a frequência do passeio para "gastar energia" será muito menor em um animal castrado. A castração também diminui brigas entre animais, principalmente machos que tendem a defender seu território. Dessa forma, animais do mesmo sexo se aceitarão em um mesmo ambiente, convivendo em harmonia.

Neste link você pode encontrar mais informações sobre a castração e certamente seu veterinário poderá esclarecer suas dúvidas.

Perguntas frequentes:

Castrar é ir contra a natureza do animal?
Se o animal estivesse em seu ambiente natural sim, mas estamos falando sobre animais domésticos. Animais domésticos devem e precisam ficar dentro de casa, então a castração é sim um gesto de amor para seu animalzinho.

Meu animal fica na rua, se eu castrá-lo ele não vai saber se defender?
Após a castração é normal que o animal peça menos saídas para a rua pois ele ficará mais tranquilo e não procurará por animais do sexo oposto para procriar. Castrando seu animalzinho, você também conseguirá controlá-lo dentro de casa, onde é seu devido lugar, e assim evitará que ele sofra acidentes, ou até mesmo tenha uma morte precoce.

E se eu quiser cruzar meu animal depois?
A castração é uma cirurgia sem volta, portanto deve ser bem pensada antes de realizar. Para cruzar um animal, deve-se ter em mente que podem vir muitos filhotes, dependendo do porte do animal, e pode ser que você não consiga dono para todos. Além disso, a cruza deve sempre acontecer entre animis saudáveis e da mesma raça. Existem criadores que cruzam animais para venda, o que é o ideal pois a cruza é acompanhada por veterinários e não existe o risco de superpopulação, que tal deixar para estes animais cruzarem? O seu companheiro e amiguinho vai ser mais feliz se você deixá-lo castrado e mimadinho dentro da sua casa.

Com que idade posso castrar meu animal?
Existem diversas opiniões de veterinários a respeito da idade ideal para a castração. Alguns dizem que à partir do segundo mês, e concordo, pois a castração em filhotes apresenta recuperação mais rápida, para as fêmeas apenas que acredito que o ideal é castrá-las após o primeiro cio, que é quando o aparelho reprodutor já está maduro. Mas não existe ninguém melhor para lhe responder que o seu veterinário.

Meu animal vai deixar de defender a casa?
Não. O animal castrado fica mais "tranquilo" e dócil com seus donos mas não perde o instinto de defender o que é dele. O animal que defende a casa deve ser bem treinado, o que não implica no fato de ser ou não castrado. Muitos cães policiais inclusive são castrados.

E se eu não tiver recursos financeiros para castrar?
A cirurgia não é cara, vale pesquisar em várias clínicas até encontrar uma mais em conta. Também existem em algumas cidades mutirões e ONGs onde você conseguirá a castração de seu animalzinho a preço de custo. Além disso, o custo da castração evita as despesas com vermífugos e vacinas posteriores.

Meu animal vai engordar após castrado?
Com a redução hormonal, o animal tende a ficar mais sedentário, o que o levará ao ganho de peso, então vale do dono incentivá-lo a se exercitar e controlar sua alimentação. A maioria das linhas de ração apresenta uma opção para animais castrados, que é um alimento mais balanceado e de forma alguma seu animal passará fome.

Enfim, essas são algumas das dicas que poderíamos passar a respeito de castração. Se você tem um animalzinho, não o deixe sofrer e replique a informação. A superpopulação de animais abandonados é sim responsabilidade nossa e se fizermos nossa parte ela vai acabar!

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.